Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

uso externo

uso externo

16
Ago17

A maior livraria do mundo

Ricardo Jorge Pereira

Quem quer que, em Maio de 2007, tivesse lido o artigo “Seeking Signs of Literary Life in Iran” que o jornal norte-americano The New York Times publicou, online, só com uma grande “dose” de imaginação poderia conceber que, uma década depois, o Irão pudesse acolher uma das maiores livrarias do mundo.

Ou mesmo a maior.

Efectivamente, podia ler-se neste artigo o seguinte: «Antes da realização da Feira do Livro de Teerão, o jornal oficial Irão publicou um artigo intitulado “Let Us Learn How to Read”. E um anúncio na estação pública de rádio lamentava que um cidadão iraniano ‘normal’ despendesse em média somente 16 segundos a ler. Diariamente».

Isto apesar de o Irão, lembrou o artigo, ser um país em que a taxa de literacia se situava perto dos 80% e ter uma tradição na produção literária velha de séculos.

Mas, entretanto, parece que muito mudou.

Foi inaugurado no início de Julho de 2017 o Tehran Book Garden (o «Jardim do Livro de Teerão»).

Um espaço com cerca de 70 mil m2 (ou 7 hectares).

Aí se podem encontrar salas de cinema, para experiências científicas e estantes com livros. Muitos livros.

Ora, o ‘nascimento’ de um espaço de cultura e de educação desta dimensão física num país que, não raras vezes, me é mediaticamente apresentado – e sei que não sou o único – como “bárbaro”, “selvagem”, “obscuro” e como “berço de terroristas”, ajudar-me-á a consolidar o uso de uma metodologia de que, não sendo eu um crente nas ‘verdades’ politicamente servis, me servia já: a de que é absolutamente necessário recorrer a várias “fontes” de informação sobre um determinado assunto em vez de, pura e simplesmente, aceitar ‘livremente’ os rótulos postos por terceiros...

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D