Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

19
Fev18

A morte da CPLP

Ricardo Jorge Pereira

Li que o Procurador (-Geral?) da República da Guiné Equatorial pediu que fossem condenados à morte os quase centena e meia de membros de um partido político da chamada oposição – Cidadãos para a Inovação – acusando-os de “sedição”, de “ataques contra a autoridade”, de “desordem pública” e de “falhas graves”.

Inquieta-me, desde logo, o facto de que a figura do Procurador-Geral da República (se for este o caso) de um país possa pedir a condenação à morte de quem quer que seja.

Inquieta-me, depois, que esse lamentável pedido incida sobre membros de um partido político: tal poderá revelar um ‘alto’ nível de promiscuidade de um órgão de Justiça perante o poder político o que não é, efectivamente, um bom sinal para aferir da prevalência do Estado de direito num país.

E inquieta-me, também, o facto de um país com este ‘estado de coisas’ ser membro de pleno direito de uma organização – a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP – que, como refere na sua página na Internet, se rege por princípios baseados no primado da paz, na democracia, no Estado de direito, nos direitos humanos e na justiça social.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub