Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

03
Ago17

Bem-vindos ao futuro

Ricardo Jorge Pereira

Aproveitando o know how de uma sua congénere europeia, uma empresa tecnológica localizada no estado norte-americano do Wisconsin começou a ‘oferecer’, aos seus funcionários, a possibilidade de instalação de um microchip subcutâneo (com o tamanho de um bago de arroz).

Devidamente equipado com a tecnologia de identificação por rádio-frequência (ou, na língua inglesa, RFID, Radio Frequency Identification), este dispositivo pretende permitir, numa fase inicial, a entrada dos respectivos funcionários que o usem nas instalações da empresa e na compra de alimentos nessas mesmas instalações.

O dirigente desta empresa referiu ainda, aos media, que o dispositivo em causa não tinha incorporado qualquer sistema de navegação por satélite (ou GPS, Global Positioning System) e que permitiria, um dia, abrir portas no local de trabalho, ‘entrar’ nos computadores da empresa, usar os seus telefones e guardar informação do seu portador (identificação pessoal e médica, por exemplo).

E mais: que os funcionários poderiam optar por instalá-lo ou não.

Acho que esta medida é, na verdade, um dos primeiros passos para uma ‘revolução’ das relações laborais.

Não por ser inovadora.

Estou certo de que o objectivo desta é, apenas, um: induzir os trabalhadores a implantarem os dispositivos (este ou outros) de forma voluntária por considerarem que o mesmo irá, tão-somente, agilizar e, enfim, melhorar, a sua ligação à empresa, por assim dizer.

E, desta forma, impedir que pensem na mesma, por isso mesmo, como a mais perversa forma de controlo.

Perversa porque pretende que aderiram voluntariamente e não pela força.

Assim, acredito, sinceramente, na justeza desta minha mensagem: sejamos bem-vindos ao futuro das relações laborais (e não só…).

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D