Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

28
Jul17

Como reagir a um sismo?

Ricardo Jorge Pereira

Sublinho, das imagens televisivas e postas a circular na Internet que vi e das informações que li acerca do sismo que, na passada semana, atingiu a ilha grega de Kos e a costa sudoeste da Turquia e que acabou por vitimar, mortalmente, 2 pessoas e várias dezenas de pessoas com ferimentos, um aspecto: de todas as pessoas – e eram, seguramente, várias dezenas – que foram filmadas em espaços “interiores” aquando do sismo, muitas limitaram-se a fugir do local em que estavam e somente algumas que se encontravam num hospital na Turquia se recolheram debaixo de secretárias (mesas) e aí aguardaram o fim do “evento” sísmico.

Por sinal, as 2 pessoas que morreram encontravam-se no interior de um bar cujo tecto se desmoronou…

Ou seja, os procedimentos de segurança correctos quase não foram seguidos.

O que me levou, mentalmente, a ‘transplantar’ para Portugal o acontecimento até porque, estando, de resto, ‘previsto’, cientificamente, um sismo de grande magnitude em solo português, tal não é difícil de fazer.

Saberiam as pessoas agir (e reagir) correctamente?

Lembro-me de uma imagem que vi no boletim bimestral da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Prociv) de Setembro/Outubro de 2016 (ver, online, a página 16 deste exemplar) que, creio, pode ajudar a deixar pistas sobre a resposta a esta pergunta.

Apesar de ser um «exercício público nacional», com data marcada, não existiu qualquer publicitação (mediática, por exemplo) do mesmo. De que eu me tivesse apercebido, claro.

Ora, partindo do princípio de que nem todas as potenciais vítimas (isto é, todos os que, nesse momento, estiverem a viver em Portugal) reagiriam de forma correcta a um sismo, não me parece que esta atitude de secretismo seja avisada.

Para não dizer séria.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D