Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

07
Nov17

O turismo chinês em Li Si Ben

Ricardo Jorge Pereira

Li Si Ben é o nome que os chineses dão a Lisboa.

De facto, poucos dias depois de ter sido divulgado o relatório Asia Pacific City Travel & Tourism Impact (2017) que o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (o World Travel and Tourism Council, ou WTTC na sigla inglesa) produziu e do roubo, num parque de estacionamento de um hotel localizado num subúrbio parisiense, de um grupo de cerca de quatro dezenas de turistas oriundos do Império do Meio, afigura-se-me como oportuna uma nova referência ao turismo com origem na China.

Assim, quero recordar o que, há cerca de dois anos, me disse a sócia e gerente de uma agência de viagens especializada na ‘captação’ de turistas chineses para a cidade de Lisboa.

Explicando-me que existiam «muitos poucos guias chineses profissionais em portugal e entao certificados, não existem mesmo. Normamente os guias são os funcionarios das próprias agencias de viagem que já adquiriram certa experiencia nos tours e que vão fazendo os tours», defendeu que «Os directores/gestores de hoteis de 5 estrelas tem perfeita noçao do potencial do mercado turistico chines aliás hoje em dia já não se ve em lisboa pelo menos uma semana que um hotel de 5 estrelas não tenha reservas de chineses e entao em épocas de ferias ou feriados chineses são varios grupos. Podem no entanto achar que não existe essa necessidade, já que o número de hoteis de 5 estrelas são limitados e eles vao sempre lá parar. Também pode ser o caso de haver pouca gente formada para desempenhar tais funçoes aos salários que os hoteis estao dispostos a pagar por essas funcoes que são geralmente de recepcionista».

Considerou, no entanto, que «Genéricamente lisboa não é uma cidade dificil para os turistas, a cidade não é enorme e as atracoes turisticas ficam proximas, existe muita informacao na internet e muita gente fala ingles», e concluiu que, por isso, «que os turistas chineses que estejam minimamente habituados a viajar não tem grandes problemas em lisboa».

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D