Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

12
Jan18

Precisa-se política europeia de turismo...

Ricardo Jorge Pereira

Uma das intervenções que ouvi no “2º Encontro do Grupo de Investigação Práticas e Políticas da Cultura do CRIA. Desafios do ‘turístico’ na atualidade” que já aqui referi recordava que não existia, então, uma política europeia sobre o turismo.

Ora, creio que tal é absolutamente extraordinário se se pensar que o “pequeno cabo da Ásia” (expressão inventada pelo poeta Paul Valéry para designar o continente europeu) é um dos locais mais visitados no mundo…

Não fico, pois, espantado que muitas autoridades locais, regionais e, até, nacionais ligadas ao turismo não saibam, por essa Europa fora, pensar e, depois, gerir – ou seja, ‘lidar’ – com o suposto excesso turístico que atinge as comunidades que ‘tutelam’.

 

 

 

 

Post scriptum: Li, ontem, na edição impressa do jornal Financial Times que as autoridades europeias (“as autoridades de Bruxelas”) estavam como que a equacionar a imposição de uma taxa de €5 por cada cidadão natural de um país exterior à União Europeia e ao Espaço Schengen e nele residente que transpusesse as suas fronteiras, por exemplo, com fins turísticos.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D