Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

01
Ago17

Quem é quem?

Ricardo Jorge Pereira

Lembrei-me, a propósito dos textos que aqui tenho escrito sobre o turismo em Portugal, de uma questão que coloquei, há alguns anos, a um administrador português de uma ‘cadeia’ de hotéis (no Porto, em Coimbra e em Lisboa, se não me engano).

«Fez” algum estudo com características eminentemente sociológicas, antropológicas ou, até, psicológicas, por exemplo, no sentido de “saber quem são” os clientes (ou, até, os ‘potenciais’ clientes) dos hotéis do grupo que lidera?».

A resposta: «Não, não temos estudos desse tipo».

Acredito que esta não é, contudo, a atitude de gestão (hoteleira) mais prudente.

Um exemplo que, penso, me poderá auxiliar.

O artigo Japanese tourism values: a means-end investigation, da autoria de Leah J. Watkins e Juergen Gnoth (publicado, em 2011, no Journal of travel research), sublinhou, por exemplo, que «dada a tremenda importância da cultura para as acções de marketing dos produtos e serviços turísticos bem como a importância do mercado japonês para o sector do turismo da Nova Zelândia, a compreensão da influência da cultura no comportamento e nas decisões relacionadas com a viagem por parte dos turistas nipónicos é vital. Assim, de forma a conjugar as capacidades internas com a procura, o ‘entendimento’ dos valores que influenciam o turismo japonês é muito importante para o sucesso da Nova Zelândia enquanto destino turístico».

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D