Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

20
Nov17

Só hipocrisia climatérica?

Ricardo Jorge Pereira

Volto a referir a problemática associada às alterações climáticas.

Mais de quinze mil cientistas de todo o mundo alertaram, há dias – depois de há um quarto de século o terem também feito… –, a Humanidade para um facto real: o Homem está a destruir a Natureza e, portanto, a destruir-se.

Cito, porém, um exemplo que me parece ser significativo da hipocrisia associada a este ‘aumento’ da importância da chamada questão ambiental e, assim, da movimentação política e diplomática em relação a acordos climáticos como o de Quioto ou o de Paris indutora de uma espécie de superioridade moral («Nós, ao contrário de outros, estamos empenhados nas metas climáticas para evitar a ruína do planeta»).

Refere-se, no artigo “Germany is a Coal Burning, Gas-Guzzling Climate Change Hypocrite” (escrito por Paul Hockenos) que a edição online da revista Foreign Policy publicou há poucos dias, que a Alemanha (subjectivamente, um enorme modelo civilizacional e, de forma objectiva, a maior potência económica da Europa) «ficou muito para trás no que se refere à prometida redução drástica da emissão de gases com efeito de estufa. Na verdade, a emissão deste tipo de gases não sofreu quaisquer reduções em quase uma década e a Agência Alemã do Ambiente calculou que as emissões feitas pelo país totalizaram, em 2016, 906 milhões de toneladas de dióxido de carbono – a maior ‘quantia’ a nível europeu – e 902 milhões de toneladas em 2015. E para 2017 os dados disponíveis sugerem um novo aumento das emissões».

E que «a Alemanha é o país da Europa que mais extrai e queima carvão que foi, em 2016, o maior ‘responsável’ pela produção energética do país com uma quota de 49%».

De resto, «a Alemanha é o país do mundo que mais extrai um subtipo de carvão (o carvão castanho) que é um dos combustíveis fósseis mais poluentes».

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D