Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

23
Ago17

Um estudo credível?

Ricardo Jorge Pereira

Um dos mais conceituados centros de pesquisa norte-americanos, o Pew Research Center, divulgou, no início de Agosto de 2017, um estudo – Globally, People Point to ISIS and Climate Change as Leading Security Threats – que teve por base as respostas de 41 953 pessoas espalhadas por 38 países em todo o mundo (na América: Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos da América, Colômbia, Canadá, Venezuela, México e Peru; em África: Tunísia, Gana, Quénia, Tanzânia, África do Sul, Senegal e Nigéria; na Europa: França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Rússia e Turquia; na Ásia: Japão, Filipinas, Israel, Líbano, Índia, Indonésia, Vietname, Coreia do Sul e Jordânia; na Oceânia: Austrália).

Concluiu-se, então, que «de entre oito possíveis ameaças à segurança dos países em que vivia, a maior parte dos habitantes do planeta ‘elegeu’ o Estado Islâmico e as alterações climáticas».

Concordo, de facto, com a justeza desta ‘eleição’.

No entanto, e embora não seja um especialista em estudos de opinião ou, se se quiser, em sondagens, tenho a minha própria opinião acerca da metodologia utilizada por este estudo.

Segundo as contas que fiz, os 38 países escolhidos contam cerca de 3 biliões, 828 milhões e 293 mil habitantes.

Ora, as 41 953 pessoas seleccionadas, pelos autores da pesquisa, para darem as suas respostas correspondem, em termos percentuais, a 0.001% do ‘valor’ populacional que apurei.

Considero, por isso, que não é possível fazer-se qualquer juízo sério a partir desta percentagem e, muito menos, extrapolar para uma parte da humanidade a opinião de alguns milhares de pessoas (não que não seja, evidentemente, passível de ser ‘escutada’) já que a margem de erro não é pequena...

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D