Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

12
Mar18

A "história de vida" no desporto

Ricardo Jorge Pereira

Bem sei que os Jogos Olímpicos de Inverno que se disputaram na Coreia do Sul já terminaram mas pretendo dizer algo sobre eles.

Quero dizer, não sobre os Jogos em si mesmos, por assim dizer, mas sim sobre os dois atletas que representaram Portugal nesse evento desportivo (e não só pois foi, também, como sempre aliás, um acontecimento com significado aos níveis político, económico, social e cultural, entre outros).

Ora, o facto de se dizer dias antes do início do evento, por exemplo, “Dois atletas portugueses estarão presentes na edição de 2018 dos Jogos Olímpicos de Inverno”, escondia alguns dados cuja omissão poderia ser a origem de alguma confusão.

Assim, foram Kiquyen Lam e Arthur Hanse os participantes lusos.

O primeiro nasceu em Macau ainda no tempo da Administração portuguesa e, por isso – apesar de os seus pais terem nascido no Vietname – é, legal e oficialmente, cidadão português.

Já o segundo nasceu em Paris e é um luso-descendente (tal como a atleta francesa Júlia Pereira de Sousa…).

Creio, por isso, ser imprescindível o esclarecimento mediático de informações que têm a ver, por exemplo, com a chamada “história de vida” que permitam ao público, se se quiser dizer assim, perceber as razões por que determinado atleta (neste caso) representa as ‘cores portuguesas’.

E esse esclarecimento nem sempre aconteceu.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D