Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

22
Out18

A liberdade e a tolerância

Ricardo Jorge Pereira

Quando, há pouquíssimos dias, li que as autoridades da Arábia Saudita tinham admitido que o jornalista Jamal Khashoggi havia sido assassinado na sede da sua representação consular em solo turco no passado dia 2 de Outubro, não consegui deixar de me lembrar de um livro intitulado “Direito a ofender” (escrito pelo jornalista e escritor britânico Mick Hume) e de uma frase escrita pelo filósofo austríaco Karl Popper no seu livro “A Sociedade Aberta e os seus inimigos”.

Ora, as ideias fundamentais de “Direito a ofender” são a de liberdade para se poder dizer o que se quer e a de tolerância para se aceitar essa mesma liberdade.

Trata-se, no fundo, de se ‘exercer’ aquilo que já no século XVIII tinha sido dito pelo filósofo francês do Iluminismo – Voltaire: «discordo do que dizes mas defenderei até à morte o direito de o dizeres».

A frase de Karl Popper: «Temos pois de proclamar, em nome da tolerância, o direito de não sermos tolerantes com os intolerantes».

Parece-me, enfim, que às autoridades sauditas – e, já agora, a muitos dos hipócritas que agora as criticam... – falta ainda muito ‘caminho’ para poderem estar ‘aptas’ a defenderem e a respeitarem verdadeiramente a liberdade e a tolerância.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D