Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

23
Jan18

A pobreza no mundo: o copo meio cheio e o copo meio vazio

Ricardo Jorge Pereira

No artigo de opinião que assinou na edição online do jornal norte-americano The New York Times no início deste mês de Janeiro – “Why 2017 Was the Best Year in Human History” –, Nicholas Kristof sublinhou que «De acordo com dados plasmados no sítio Our World in Data pelo economista da universidade de Oxford Max Roser, são 217 mil as pessoas que, todos os dias, deixam de viver em situação de pobreza extrema (ou seja, com cerca de $2 diários). E todos os dias 325 mil pessoas conseguem aceder a electricidade e 300 mil a água potável».

Creio, efectivamente, que pode, como quase sempre na vida, ‘olhar-se’ para uma situação privilegiando-se uma de duas formas: a do “copo meio cheio” e a do “copo meio vazio”, se se quiser dizer assim.

Ora, as citadas palavras são, no meu entendimento, uma forma de ‘olhar-se’ para um fenómeno – o da pobreza (extrema) – adoptando a perspectiva do “copo meio cheio”.

Opto, por isso, por dizer algumas coisas acerca desse fenómeno a partir de uma ‘visão’ de “copo meio vazio”.

De facto, algumas estimativas têm vindo a apontar para que sejam cerca de 610 milhões de pessoas – seis em cada dez – aquelas que, apenas considerando as que residem em países africanos localizados a sul do deserto do Sara (e são quase meia centena), vivam sem acesso a electricidade.

E um relatório ontem divulgado pela organização Oxfam (organização de que, aliás, já aqui falei no blogue) alertou para o crescente aumento do ‘fosso’ de rendimentos entre ricos e pobres e o ritmo a que essa desigualdade se desenvolve: 42 pessoas no mundo dispõem de tanta riqueza como os 3.7 biliões de pessoas que compõem a metade mais pobre da população mundial e cada novo dia vê nascer, por assim dizer, um bilionário (dados que se podem ler, de resto, no artigo “Inequality gap widens as 42 people hold same wealth as 3.7bn poorest” que o jornal britânico The Guardian ontem publicou online, na véspera da reunião anual do Fórum Económico Mundial que se realiza em Davos, na Suíça)...

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D