Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

20
Mar18

A valorização e a qualificação dos recursos humanos no Turismo

Ricardo Jorge Pereira

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, ‘postou’, há dias, a seguinte declaração (acompanhada de uma fotografia) numa rede social que frequento regularmente: «Em debate no Congresso ADHP medidas para Valorização e qualificação dos recursos humanos no #turismo. Essencial para mobilizar pessoas para trabalharem no turismo.».

Não resisti a comentar: «Primeira medida para «mobilizar pessoas para trabalharem no turismo» (proponho eu...): aumentar o volume salarial dos funcionários a contratar e o daqueles já ao serviço. Que tal?».

De facto – como ontem por aqui escrevi –, há anos que se vem falando da importância do turismo para o ‘equilíbrio’ das contas de Portugal e todos os anos se vêm batendo recordes nas entradas de turistas internacionais (estrangeiros…) e nos valores que por cá vão deixando (lembro-me, por exemplo, de ter lido uma frase proferida pelo então secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, a este propósito: «Há quem fale em turismo de massas, mas a verdade é que os turistas estão a deixar cá as suas massas»): bastará atentar nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística para se constatar isso mesmo.

No entanto, os dados que tenho também vindo a consultar não me têm permitido falar igualmente em recordes no que se refere aos montantes salariais obtidos pela generalidade dos funcionários ‘ligados’ directamente ao Turismo (na restauração e na hotelaria, por exemplo).

Ou seja, nunca os ‘ventos’ estiveram tão favoráveis ao Turismo em Portugal como nestes últimos anos.

Mas os proveitos têm-se concentrado, esmagadoramente, num dos “pratos da balança”.

Onde é que eu também já ouvi isto?

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D