Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

21
Fev18

Costa e a língua 'portuguesa'

Ricardo Jorge Pereira

A Academia das Ciências de Lisboa e a Sociedade Lusófona de Goa (ou, na língua inglesa, Lusophone Society of Goa) organizam, por estes dias, em Goa, na Índia, o Congresso Internacional «A língua portuguesa no Oriente: história, situação atual e perspetivas».

Segundo li, tal «Congresso pretende valorizar o legado português em Goa e no Oriente e, sobretudo, sensibilizar a comunidade internacional para a importância deste património. O Congresso dirige-se (…) a toda a comunidade interessada em questões lusófonas e nos cruzamentos entre culturas num mundo globalizado.».

Não resisto a ‘juntar’ a este acontecimento, por assim dizer, o conteúdo de um artigo que o jornal Diário de Notícias publicou, online, no início deste mês – “Costa afirma que política da língua portuguesa é prioridade do Governo”.

Ora, já aqui postei pelo menos um texto contra o Acordo Ortográfico de 1990 (que muitos tendem a designar por “Desacordo Ortográfico de 1990” ou por “Aborto Ortográfico de 1990”).

Mas o que é mesmo importante não é a minha concordância ou, no caso, discordância com tal ‘acordo’.

Creio ser, isso sim, o facto de, «em Goa e no Oriente» como, enfim, «num mundo globalizado» onde imperam os «cruzamentos entre culturas» explicar-se, também, evidentemente, à «comunidade internacional», as divisões e as querelas ideológicas e jurídicas originadas pelo Acordo Ortográfico de 1990, suas supostas regras homogeneizantes e claro, de que forma(s) estas contribuem e contribuirão para a diversidade ortográfica e linguística da língua portuguesa...

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D