Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

24
Jan18

Democracia

Ricardo Jorge Pereira

O professor emérito e activista político norte-americano Noam Chomsky escreveu no prefácio da obra “Pensar a Democracia” o seguinte: «O tema da Democracia tem um amplo escopo. Se prestarmos atenção, encontraremos influências dos processos democráticos em quase todas as nossas escolhas e decisões.».

Ora, o último relatório divulgado pela também norte-americana Freedom House revelou que, em 2017, a democracia (e as suas características fundamentais – actos eleitorais livres e justos, os direitos das chamadas minorias [sexuais, culturais ou étnicas, por exemplo], a liberdade de imprensa e a primazia da Lei) estava em retrocesso em muitas zonas do mundo. Pelo 12.º ano consecutivo, acrescentou.

Curiosamente, a China e a Rússia (que foram recentemente designados como países inimigos pelas instâncias governamentais norte-americanas) foram ‘catalogados’ como áreas «não livres».

Não tenho, efectivamente, grandes dúvidas de que existe, nesses países, um controlo, mais ou menos apertado, no que se refere ao conteúdo informativo veiculado por alguns media.

Vi e ouvi, no entanto, uma intervenção realizada à poucos dias pelo presidente da Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau – José Carlos Matias – no Clube de Correspondentes Estrangeiros de Hong Kong.

Na verdade, o território também administrado pelas autoridades portuguesas até 20 de Dezembro de 1999 detém o ‘título’ de zona com a mais elevada concentração de órgãos de informação de todo o mundo: 18 jornais diários (publicados na língua chinesa, em português e em inglês) a que se juntam 19 jornais com uma tiragem semanal, 2 estações de televisão e várias estações de rádio que ‘servem’ uma população de cerca de 648 mil pessoas.

Que, reconheceu o dirigente, fornecem «notícias independentes» vindas de «fontes credíveis» (os jornais publicados em língua portuguesa e em inglês, claro).

Ainda assim, haver tal diversidade de órgãos informativos e opiniões numa pequena fracção de uma área «não livre» é, simplesmente, extraordinário…

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D