Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

11
Jan18

Economia e futebol

Ricardo Jorge Pereira

Referi-me, num post que aqui deixei há dias, à “nova” centralidade económica, política e, claro, demográfica no mundo que mudou, segundo muitos (nos quais me incluo) do Atlântico para o Pacífico.

A edição impressa do jornal francês Le Monde destacou, na primeira página da edição do passado dia 4 de Janeiro, que, segundo um documento divulgado uns dias antes por um instituto britânico (o Centre for Economics and Business Research, ou CEBR), a economia indiana ascenderia, em 2018, ao 5.º lugar das economias do planeta suplantando, pois, as economias francesa e britânica.

Este ano, observou ainda o artigo, seria marcado, também no ‘campo’ económico, pelo reforço do poderio da Ásia.

Lembro, por isso, um acontecimento recente que confirma este dinamismo: um jogo de futebol…

De facto, um jogo de futebol entre as equipas espanholas do Real Madrid e do F. C. Barcelona foi agendado para o início da tarde de um sábado.

Pondo, talvez, em causa a lotação do estádio que acolheria o jogo, deu-se preferência à transmissão televisiva deste para a Ásia pois, assim, poderia chegar aos lares de milhões de espectadores e fãs à hora do jantar (em prime time, portanto).

Convirá, de resto, observar-se quantos milhares de pessoas costumam acompanhar as digressões asiáticas de clubes como os já referidos Real Madrid e F. C. Barcelona (ambos de Espanha) ou o Manchester United e o Liverpool (oriundos do Reino Unido) e, já agora, o volume amealhado com a venda de merchandising (cachecóis ou camisolas, por exemplo) e a quantidade de sócios que tais clubes europeus possuem na China, por exemplo.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D