Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

01
Jun18

Esquecimento doloso?

Ricardo Jorge Pereira

A edição online do jornal blico editou, em meados de Abril passado, um texto com o título em forma de pergunta “Os EUA começaram a esquecer o Holocausto?”.

Nele se observou, de resto, que «Pelo menos 22% dos norte-americanos menores de 34 anos nunca ouviram falar do extermínio de seis milhões de judeus às mãos do regime nazi.».

Supondo que tais números fossem exactos creio que a responsabilidade imediata por tal ignorância histórica era do sistema educativo local.

Mas, muito mais grave do que se apurar de quem é (ou são) a(s) responsabilidade(s) dessa falta da educação formal é, quanto a mim, impedir-se – dolosamente? – que milhões de pessoas possam, através de dados históricos, questionar a existência de um conjunto de actos políticos, geopolíticos e ideológicos que poderiam passar, por exemplo, por, no momento presente, práticas internas intolerantes por parte das autoridades policiais e de investigação e, sem dúvida, pelas alianças que o pessoal político do seu país – os Estados Unidos da América (EUA) – estabeleceram e estabelecem com países como Israel: “por que razão é o nosso país [EUA] aliado incondicional de outro [Israel] no qual muitos dos seus habitantes – descendentes, directos e indirectos, daqueles que sofreram o Holocausto na Europa –, têm vindo a fazer passar a outros, desde há décadas, no Próximo Oriente, precisamente alguns tipos de privações e violência física e psicológica que sofreram às mãos dos nazis e de outros?”.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D