Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

02
Nov18

Imigrantes e expatriados

Ricardo Jorge Pereira

Num tempo de globalização – que já me parece ser um processo imparável mas que alguns insistem em pretender pôr-lhe um travão… –, duas das palavras com que mais vezes me tenho vindo a deparar são imigrante e expatriado.

Ambas significam, em teoria, que alguém está a viver e a trabalhar longe do país onde nasceu.

Em teoria porque descobri entretanto que, na prática, são palavras utilizadas diferentemente: o texto “Why are white people expats when the rest of us are immigrants?” que o jornal britânico The Guardian publicou digitalmente em Março de 2015 e que foi escrito por Mawuna Remarque Koutonin explicou: «Não será considerada uma expatriada qualquer pessoa que vá trabalhar para lá das fronteiras do ‘seu’ país? Não, a palavra aplica-se exclusivamente a gente de cor branca».

E continua: «os Africanos são imigrantes. Os Árabes são imigrantes. Os Asiáticos são imigrantes. Já os Europeus são expatriados porque não podem estar ao mesmo nível do que outros de outras etnias. São superiores. Imigrantes é, todavia, um termo ‘aplicado’ apenas às raças inferiores.».

Admitindo, evidentemente, que esta diferenciação se deve a uma concepção mental e moral (superioridade e inferioridade) – errada, quanto a mim –, não posso deixar de imputar a maior ‘quota’ na responsabilidade pela perpetuação destas (e de outras…) concepções e preconceitos morais e étnicos a muitos órgãos de comunicação social (e, por extensão, a muitos profissionais do jornalismo, claro) que trabalham as questões da imigração, da emigração (e, enfim, das migrações humanas) bem como a muitos profissionais responsáveis pela elaboração de conteúdos de muitos manuais escolares.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D