Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

24
Out18

"Made in...China"

Ricardo Jorge Pereira

Não creio ser uma novidade para quem quer que viva em Portugal (e não só, claro) dizer-se que uma percentagem muito significativa dos produtos à venda nas lojas são fabricados na República Popular da China.

Mas nem sempre assim foi.

Ora, escassos dias depois da realização, em Bruxelas, da reunião “Ásia-Europa” e no dia posterior à inauguração de uma ponte com 55 quilómetros de extensão ligando Hong Kong, Zhuhai e Macau, parece-me ser oportuno lembrar um excerto de um trabalho escrito pelo jornalista e autor galês Ernest Edwin Williams no final do século XIX intitulado “Made in Germany”…

 

«Olha à tua volta, amigo leitor: verás que o tecido de algumas peças do teu vestuário foi com certeza tecido na Alemanha. E, mais provavelmente ainda, que algumas roupas da tua mulher são de importação alemã (…). Em cada recanto da tua casa encontrarás a marca fatídica, desde o piano do escritório até às chávenas da cozinha (…). Apanha do chão o papel de embalagem de um pacote de livros: também ele foi feito na Alemanha. Lança-o ao fogo e repara que o atiçador que tens na mão foi forjado na Alemanha. Ao levantares-te, derrubas um vaso que se encontrava junto à chaminé e, ao apanhar os cacos, lês no pedaço que constituía o fundo: Made in Germany.».

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D