Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

04
Set18

"Não podes fugir da vida para sempre"

Ricardo Jorge Pereira

A espécie de frase que se pretendia que resumisse a película filmada em 2015 pelo realizador islandês Dagur Kári “Fúsi” [“O grande Fusí”, em português] era “You can’t avoid life forever” [ou, em português, “Não podes evitar a vida para sempre”].

Na verdade, ainda ontem aqui reproduzi um poema da autoria do padre Eloy Pinho sobre Setembro e o regresso aos bancos das escolas de milhares de alunos em Portugal (e não só, claro).

Lembro-me, de facto, de num manual escolar de uma disciplina – de que não recordo já o ‘nome’ – que utilizei ter lido o seguinte:

«É verdade que já não és criança e, como tal, não é a primeira vez que entras na escola, usas a pasta nova, os lápis de cor e os objectos escolares…

Mas é verdade que um novo estímulo se abre diante de ti, pleno de risco, mas também do prazer da aventura.

(…)

É tudo isto que justifica este novo livro que te é dirigido e dedicado. Com um só objectivo: ajudar-te a crescer, a tornares-te mais apto para a profissão de homem – única verdadeiramente insubstituível, e para a qual não há nem escolha, nem escusa.

E da qual depende o êxito de qualquer outra que, essa sim, amanhã venhas a escolher.».

 

E ‘hoje’?

O objectivo dos manuais escolares – enfim, da Escola – também será ajudar as alunas e os alunos a “crescer” e a tornarem-se mais aptas e aptos para a “profissão” de Mulher e de Homem?

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D