Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

03
Out18

O subemprego

Ricardo Jorge Pereira

Uma das grandes falácias deste nosso tempo tem a ver com o emprego.

«Nunca como agora a taxa de desemprego foi tão baixa», dizem-nos numerosos responsáveis políticos por este Ocidente fora.

Na verdade, a invocação dos referidos baixos níveis de desemprego tem, desde logo, a vantagem (do ponto de vista de tais dirigentes políticos, claro) de promover a qualidade das políticas levadas a efeito em torno do emprego.

Mas – como em tudo na vida, sempre houve, há e haverá um mas... –, muito mais importante, quanto a mim, do que a taxa de desemprego (que é, muitíssimas vezes, manipulada) é o subemprego.

Ou seja, o emprego que é desempenhado obedecendo aos ditames da precariedade e, portanto, remunerado bem ao jeito de um favor que está ser feito à/ao infeliz a quem o aceita (na verdade, a quem não tem outra escolha senão aceitar...).

Este, como está bem de ver, é um ‘tema’ que quase nunca é politicamente abordado nem, pois, reconhecido – a melhor forma para não serem implementadas medidas nem colocadas questões potencialmente capazes de “abalar” o statu quo imposto política, empresarial e socialmente é, precisamente, o não se reconhecer que um “fenómeno” qualquer existe.

Esta é, todavia, em Portugal, uma ‘temática’ sobre a qual acho que deveria existir um debate profundo e intelectualmente sério que não deixasse de incidir, por exemplo, num sector extremamente ‘dinâmico’ no país de há alguns anos “a esta parte” como o do Turismo porque, como disse um dia o escritor norte-americano Louis “Studs” Terkel, «Trabalhar é a procura de um significado tanto como do sustento diário, de reconhecimento bem como de dinheiro, da surpresa em vez da apatia, em resumo, de um estilo de vida e não de uma morte lenta entre segunda e sexta-feira»…

 

 

 

Post scriptum: e também porque, a nível global, mais de metade dos empregos que estaremos a ‘ocupar’ em 2030 não foram ainda inventados, por assim dizer.

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D