Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

27
Set18

O Turismo Vinícola em Portugal

Ricardo Jorge Pereira

No dia em que se celebra o Dia Mundial do Turismo creio ser importante relembrar, primeiro, o facto de Torres Vedras e Alenquer partilharem o título Cidade Europeia do Vinho 2018 e, depois, o facto de Portugal acolher, em 2020, a 5.ª edição da conferência da Organização Mundial de Turismo sobre o Turismo Vinícola.

Irá, com certeza, ser uma conferência em que se manifestará a necessidade de existirem políticas públicas eficazes que consigam, por um lado, promover a empregabilidade e, por outro lado, maximizar o grau de satisfação dos visitantes.

Políticas que consigam, enfim, criar sinergias que permitam que, em Portugal, o Turismo Vinícola contribua, cada vez mais, para o desenvolvimento e a afirmação do sector do Turismo até porque, como aqui referi já citando um programa radiofónico difundido na edição da rádio Antena 1, (no programa Portugal em Direto, emitido no início de Abril de 2016) em que foi feita uma entrevista a José Arruda, então o secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, «Já foi o sol e praia, agora é o vinho o maior potencial turístico de Portugal. A revelação foi feita, há dois anos, por um estudo realizado pelo Instituto de Turismo: 37% dos operadores estrangeiros que foram questionados afirmaram ser o vinho o melhor argumento de promoção de Portugal no estrangeiro. Dados reconfirmados, no ano passado, por outro estudo da OMT [a Organização Mundial de Turismo]».

Ora, penso que o acolhimento, por Portugal, desta conferência será, por tudo isto, (mais) uma magnífica oportunidade e só espero que não a desperdice.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D