Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

uso externo

uso externo

19
Jun17

Para quando a gestão das florestas em Portugal?

Ricardo Jorge Pereira

Antes de mais, um ponto inicial: lamento, profundamente, as mortes (no momento em que escrevo, 62) e os feridos (também, até este momento, 135) causados pelo incêndio que começou, no passado dia 17 de Junho, a devastar a zona de Pedrógão Grande.

Aproveito, igualmente, para deixar os meus sinceros pêsames às famílias enlutadas e para deixar um forte abraço de solidariedade a todos aqueles que não tendo perdido familiares perderam bens essenciais ao seu sustento e, até, animais domésticos e/ou selvagens.

A todos, um cumprimento emocionado.

Agora, uma outra mensagem que quero deixar: tendo, de facto, ocorrido uma enorme tragédia na zona de Pedrógão Grande, não me é possível não me referir, nalgumas linhas, à questão dos incêndios em Portugal.

Todos os anos, sem excepção, quando as condições metereológicas se adequam – e se, por sinal, coincidirem com a ocorrência de uma desgraça humana –, muitos são os que levantam a voz para dizer que está por fazer um ordenamento correcto e eficiente da floresta em Portugal (até porque, lembro, Portugal é o único país do flanco sul da Europa em que a área ocupada por floresta está a recuar já que em Espanha, em Itália e na Grécia ela se encontra a “crescer”…) e que está, pois, por fazer uma discussão competente sobre o assunto.

A que falta fazer é que será “competente”…

E etc., etc., etc.,.

Mas, todos os anos, milhares de hectares de floresta se perdem para os incêndios em Portugal, morrem pessoas e bens e animais (irracionais) desaparecem.

E a sempre invocada “discussão competente” lá tem ficado, constantemente, adiada por mais um ano.

Para o ano é que vai ser.

Tudo, mas mesmo tudo, vai mudar.

Será?

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub