Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

23
Out18

Para venda

Ricardo Jorge Pereira

Drake.

Portando o apelido do famoso navegador e corsário inglês Francis Drake, assim se chama a ilha britânica (localizada no Sudoeste de Inglaterra) que está para venda.

Ou, como dizem por esses lados, “for sale”.

Continuei a ler: desde que desembolse perto de sete milhões de euros, qualquer pessoa poderá adquirir um pouco da história do país já que esta ilha (com uma dimensão pouco maior do que dois hectares) foi um importante bastião (fortificada no século XVII) na defesa da costa britânica. ‘Converteu-se’, mais tarde, numa prisão de Estado.

Ora, admito a minha perplexidade ao ler esta notícia.

Que não é tributária, no entanto, do facto ser uma novidade na Europa (ou no mundo…).

Tal deve-se, na verdade, ao facto de que, em minha opinião evidentemente, tal venda extravasa a simples venda de património físico: é, sim, a venda de uma parte da História de um país. E de pessoas.

Compreendo que, numa época em que (quase?) tudo parece ter um preço e, assim, se pode vender e comprar (como escreveu o sociólogo norte-americano Immanuel Wallerstein, «A razão de ser do capitalismo é a eterna acumulação de capital»), a alienação de património histórico e cultural mais não seja do que uma venda de um bem como qualquer outro.

Compreendo mas desprezo este tipo de atitude pelo que não abdico de pensar que o mundo precisa urgentemente de verdadeiros líderes que, por serem isto mesmo, respeitem a História como um dos ‘pilares’ identitários essenciais do ser humano.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D