Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

21
Dez17

Poluição, poluição

Ricardo Jorge Pereira

Numa época em que nada parece existir se não houver imagens a comprová-lo, confesso que me impressionaram cenas documentando a poluição do ar em Teerão, em Madrid, em Nova Deli e em Skopje1.

Tal como impressionaram as imagens que vi na página da BBC na rede social Facebook no início de Novembro deste ano a propósito de um vídeo sobre um enorme “Mar de plástico” que se estendia por vários quilómetros nas Caraíbas e que tinha sido descoberto há pouquíssimo tempo2.

Estas não me deveriam ter causado assim tanto espanto porque sabia já que, desde 1950, o Homem tinha produzido cerca de 8.3 mil milhões de toneladas de plástico o que o tornava, de resto, o terceiro material mais fabricado de sempre atrás do cimento e do aço. E porque dessas 8.3 mil milhões de toneladas, mais ou menos 6.3 mil milhões (ou cerca de 75%) haviam sido, pura e simplesmente, deitadas ao Mar: segundo a organização ambientalista Greenpeace, são, todos os anos, no mundo, deitados ao Mar entre 8 e 12 milhões de toneladas de objectos de plástico.

No entanto, aquilo que me impressiona ainda mais do que esses números é, desde logo, a falta de respeito do Homem para com a Natureza e, claro, para consigo próprio: embora demore cerca de 10 a 20 anos – no caso dos sacos – a 450 anos – no caso das garrafas – a desaparecer por completo, o plástico vai, entretanto, decompor-se em pedaços cada vez mais pequenos até acabar por entrar na “cadeia alimentar” por via do pescado selvagem que come (que confunde, pois, esses pedaços de plástico com alimento), do sal com que condimenta os alimentos, da água que bebe, por exemplo.

Creio, no entanto, que ainda vamos a tempo, todos, de parar este tipo de comportamentos e de, assim, voltarmos a tornar a Terra um ‘sítio’ agradável.

Que a Política nos ajude...

 

 

1 Recordo-me de ter lido, há já alguns anos, que tinham sido identificadas 400 “cidades do cancro” na China: havia mesmo sido diagnosticada com cancro do pulmão uma criança de 8 anos de idade...

2 Por exemplo, o fotógrafo Justin Hofman foi o autor, recente, de uma fotografia tirada algures nas águas indonésias em que um cavalo-marinho segurava na cauda um cotonete.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D