Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

06
Abr18

Poupar para o futuro

Ricardo Jorge Pereira

Não dura mais do que quarenta segundos.

Refiro-me a um vídeo recentemente publicado pelo Fórum Económico Mundial (World Economic Forum, no original) a propósito do chamado fundo soberano da Noruega.

Repito as suas legendas, por assim dizer, escrevendo-as, claro, em língua portuguesa:

«A Noruega arrecadou, em 2017, 131 biliões de dólares norte-americanos [USD] para distribuir pelos seus cidadãos. Através do seu fundo soberano. Este foi criado em 1998 para poupar dinheiro para as gerações vindouras. É, actualmente, o maior do mundo. Através da gestão de bens totalizando cerca de 1 trilião de USD. O fundo tem em carteira 1.4% de todas as acções bolsistas que existem no mundo. De qualquer modo, como é que conseguiu ‘fazer’ tanto dinheiro no ano que passou? A grande maioria deste enorme lucro foi obtida, sobretudo, através dos mercados bolsistas. Que lhe deram um retorno de quase 20%. Títulos accionistas na Apple, na Tencent e na Microsoft foram os mais rentáveis. O retorno de investimentos imobiliários foi mais modesto: cerca de 7.5%».

E acaba colocando uma pergunta: «E o seu país, poupa dinheiro para si?».

Creio, efectivamente, que a questão posta se refere às autoridades de cada país em causa (aos Estados). Ora, posso estar muitíssimo mal informado acerca de mecanismos políticos e financeiros de poupança do Estado português mas não julgo que seja possível dizer, agora, que este poupa para os seus cidadãos.

Nem creio que o seja possível afirmar no futuro (‘próximo’, pelo menos) porque tal exigiria, desde logo, um pensamento estratégico ou uma visão de longo prazo, se se quiser dizer assim, que não existe – nem existirá – por parte das tais elites de que já aqui falei.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D