Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

13
Ago18

Ricos acordos

Ricardo Jorge Pereira

Não foi há muito tempo que Jim Kim, o presidente do Banco Mundial, afirmou que «as alterações climáticas afectam todos sem excepção mas são os pobres quem mais sofre».

Creio ser precisamente esta – o facto de serem os seres humanos mais pobres quem mais está e continuará a sofrer com as alterações climáticas – uma das razões (ou mesmo a única razão) que melhor explica alguns factos de uma notícia que li há alguns meses (número de Maio/Junho) na por mim já aqui citada revista “Transportes em Revista” e que agora transcrevo.

 

«Foi alcançado um acordo a nível internacional para reduzir as emissões de dióxido de carbono no transporte marítimo em, pelo menos, 50% até 2050, anunciou a Organização Marítima Internacional (IMO). Essa foi a primeira vez que o setor no mar estabeleceu metas a longo prazo no combate às alterações climáticas. A IMO não mencionou quais os países-membros que rejeitaram o acordo, num universo composto por 173 Estados-membros. Todavia, os Estados Unidos da América e a Arábia Saudita foram vozes discordantes às anteriores versões e o Japão defendia esta diminuição de emissões em 50% mas a partir de 2060. Em contrapartida, a União Europeia e alguns países do Pacífico almejavam uma redução mais drástica – entre 70% e 100% das emissões de gases nocivos até 2050. Kitack Lim, secretário-geral da IMO, referiu que o presente acordo é a “base para ações futuras” e desafiou os Estados-membros a “continuarem os esforços” na luta contra o aquecimento global. Já o ministro britânico dos Transportes, Nusrat Ghani, aplaudiu o “momento decisivo”, desejando ver “navios com zero emissões o mais rápido possível” nos mares.».

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D