Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

uso externo

uso externo

11
Out18

Tem que ser agora, já

Ricardo Jorge Pereira

Um grupo de cientistas veio alertar, não há muitos dias, a extrema necessidade e urgência de se adoptarem comportamentos e acções de ‘combate’ no que respeita ao clima do planeta Terra.

De facto, num relatório – que, lembro, demorou cerca de três anos a ser compilado e organizado –, vários cientistas oriundos de vários locais do mundo vieram avisar recentemente que, ao contrário de compromissos e metas já estabelecidos internacionalmente, a humanidade não só não está a a caminho de conseguir limitar o aumento da temperatura do planeta em 1.5 graus centígrados a médio e longo prazos (anos de 2050 e de 2100) como está a deixar que esse limite se ‘alargue’ em três graus centígrados.

Ou seja, um aumento de 4.5 graus centígrados na temperatura da Terra.

Instam, por isso, que todos os governantes do mundo façam mais do que aquilo que têm feito até agora.

Muito mais.

Referem, por exemplo, que a quantidade de emissões de gases para a atmosfera (dióxido de carbono ou metano) tem que ser dramaticamente reduzida em relação ao valor já anteriormente fixado e que oitenta e cinco por cento é a ‘quota’ mínima a ocupar por fontes renováveis no que se refere à obtenção de electricidade (o que significa, pura e simplesmente, deixar de se queimar carvão).

Mudar-se hábitos alimentares (através da redução ou mesmo eliminação do consumo de carne e seus derivados), do consumo (menos recipientes e embalagens de plástico), plantação de árvores ou optar por reduzir a utilização do automóvel (ou não o utilizar de todo) são, por exemplo, algumas das ‘medidas’ que todos – simples habitantes da Terra – podemos e devemos pôr em prática.

É claro que isto implica gastar-se muito dinheiro mas acredito sinceramente que muitíssimo mais terá que ser gasto se nada for feito...

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D