Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

09
Jul18

Touradas e petróleo

Ricardo Jorge Pereira

A Assembleia da República foi palco, no final da passada semana, de duas votações importantes.

Cada uma delas por motivos diferentes: a primeira propondo o fim das touradas em Portugal e a outra recomendando ao executivo que baixasse o preço dos produtos petrolíferos (como o gasóleo e a gasolina) para o consumidor.

Ora, a primeira foi rejeitada e a segunda foi aprovada.

Assim, as touradas – expressões bárbaras (à semelhança, aliás, de outras que ainda existem na Europa dita civilizada e não só) da cultura portuguesa – continuará a existir.

Acredito, no entanto, que com o “passar do tempo”, a alteração da mentalidade cívica, por assim dizer – lenta mas inexorável… –, dos cidadãos portugueses acabará por ditar o fim desse tipo de espectáculos sanguinários e macabros.

A outra resultou, de facto, numa recomendação ao governo para que baixasse o preço final dos combustíveis de origem fóssil.

Na verdade, ainda que a concretização de tal medida – populista e eleitoralista? – deixe, evidentemente, contentes muitos consumidores, que ‘sinal’ se estará a dar ao combate pelo ambiente?

Ou seja, tal diminuição do preço seria, por certo, entendido como um incentivo para que se consumisse ainda mais esse tipo de produtos: “Consumam combustíveis ‘à vontade’ que os preços até estão mais baixos...”.

Como li no jornal Público há alguns dias atrás a propósito de isenções fiscais concedidas ao consumo de energia de origem fóssil: «Embora não seja caso único, Portugal recebeu de Bruxelas claras recomendações para resolver esta incoerência: por um lado, firma compromissos internacionais que obrigam a reduzir o consumo de energias fósseis, por outro, incentiva o seu consumo. A Agência Internacional de Energia também diz que um ponto fundamental para o mundo cumprir o Acordo de Paris de limitar o aquecimento abaixo dos dois graus Celsius, que não está a cumprir, é acabar com estes subsídios.».

Posto isto, quero apenas acrescentar o seguinte relativamente a esta recomendação: ela foi aprovada precisamente na véspera de se realizar, em Leiria, o encontro nacional de veículos eléctricos (ou seja, movidos a energia eléctrica)…

Que espantosa coincidência, não?

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D