Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

30
Out17

Vale a morte mais do que a vida?

Ricardo Jorge Pereira

O sítio Global Firepower revela, todos os anos, a hierarquia dos exércitos convencionais do mundo a partir da análise de cerca de quatro dezenas de critérios.

Nada dizendo, refira-se, sobre a dimensão dos arsenais nucleares que alguns desses exércitos controlam1.

Ainda assim, em 2017, - como habitualmente - o exército dos Estados Unidos da América é o mais poderoso do mundo até porque dispõe de um orçamento de 587 mil milhões de dólares (valor, no entanto, distante do montante de 19 triliões de dólares que totaliza a dívida do país ao exterior…).

Proponho, então, que se faça um exercício de investigação e de cálculo: comparemos os montantes que cada um dos Estados analisados (e que sabemos ser os mais ‘ricos’) gasta para conseguir assegurar as melhores armas – não apenas as que permitirão dissuadir outros Estados mas, também, aquelas que permitirão rentabilizar economicamente a morte do Outro (e elevar o seu fim terreno a um patamar cada vez mais ‘eficaz’) – e os montantes que despendem para gastar em políticas públicas para o desenvolvimento, interna e externamente.

Eu já comecei: segundo um relatório da organização norte-americana AidData divulgado há poucos dias – “Aid, China, and Growth: Evidence from a New Global Development Finance Dataset” –, os Estados Unidos da América ‘doaram’ a países estrangeiros, entre 2000 e 2014, praticamente 395 biliões de dólares.

Ou seja, muito menos do que o valor do seu exército.

Valerá, pois, a morte mais do que a vida?

 

 

1 Aproveito para felicitar a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (Ican na sigla inglesa) por ter sido galardoada com o prémio Nobel da Paz de 2017.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D