Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

10
Out18

Valores de ontem e de hoje

Ricardo Jorge Pereira

«O fundamentalismo de novas gerações esquece o caminho da história, uma história que não se pode avaliar pelos valores de hoje mas pelos valores de então. Nada temos, enquanto portugueses de nos vitimar [vitimizar], os nossos actos comparados com os dos ingleses, franceses, espanhois, americanos, são uma gota de água no oceano do mal.».

Li há pouco esta declaração.

E não concordo: não será que o facto de se dizer que «Nada temos, enquanto portugueses de nos vitimar, os nossos actos comparados com os dos ingleses, franceses, espanhois, americanos, são uma gota de água no oceano do mal.» invalida o facto de se dizer também que «uma história que não se pode avaliar pelos valores de hoje mas pelos valores de então»?

Creio que sim.

Pelo simples facto de que ao dizer-se que os outros fizeram mais mal, por assim dizer, do que nós implica que estamos a comparar actos passados à luz dos valores de ‘hoje’…

Opto, pois, por uma estratégia muito diferente: aceitar o bom e o mau (alguns diriam “menos bom”) que o passado teve olhando-o com o meu olhar de hoje para, assim, tentar compreender melhor o presente. E faço-o sempre com o objectivo de ajudar a preparar o futuro.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D