Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

uso externo

uso externo

10
Mai18

Vasco da Gama: ontem e hoje

Ricardo Jorge Pereira

Não é ao jardim Vasco da Gama, em Lisboa, que, agora, me refiro.

Refiro-me, isso sim, a um navio: «Numa economia cada vez mais global, este gigantesco navio tem a capacidade de transportar quase 200 mil toneladas de bens de consumo entre mercados na Europa, no Médio Oriente e na Ásia» perfazendo 11 países.

De facto, o navio a que a citação se refere é o CMA CGM Vasco de Gama (construído em instalações pertencentes ao estaleiro chinês Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding) que integra a frota de porta-contentores da companhia francesa CMA CGM e se tornou no primeiro “mega” navio porta-contentores a ser construído na China.

De facto – e numa altura em que cerca de 90% do comércio realizado mundialmente é assegurado por via marítima –, o navio CMA CGM Vasco de Gama consegue, com os seus 399 metros de comprimento e 54 metros de ‘boca’, transportar 18 mil TEU (um TEU é uma unidade padrão de comprimento dos contentores que corresponde a um contentor com 20 pés/6 metros de comprimento).

Assim, se se pudessem alinhar todos esses milhares de contentores, verificar-se-ia uma espécie de linha com mais de cem quilómetros de extensão.

Para além de ser já considerado um dos ‘veículos’ de transporte de bens de consumo mais amigos do ambiente, o colosso dos mares «CMA CGM Vasco de Gama deve o seu nome ao explorador português do século XVI que descobriu o caminho marítimo para a Índia navegando por África e contornando o Cabo da Boa Esperança [Vasco da Gama partiu de Lisboa no início de Julho de 1497 e alcançou terra indiana em Maio de 1498]».

Tratou-se, pois, de uma muito oportuna e excelente homenagem a esse português de outrora.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D